domingo, 22 de fevereiro de 2009
BMW 318d
O renovado 318d espalha elegância e deixa um aviso à aguerrida concorrência...
Renovado em Setembro último, o ‘novo’ Série 3 Berlina viu algumas alterações na sua estética exterior, bem como ao nível de pequenos detalhes interiores. Com este restyling, a marca bávara dotou este modelo com dois acentuados vincos ao longo do capot – criando, assim, um aumento na altura deste ao motor, cumprindo, desta forma, a norma de protecção de peões em caso de atropelamento. Os retrovisores são agora de maiores dimensões face anterior modelo, e passa a apresentar a utilização de LEDS nos farolins traseiros e nos ‘piscas’. No que diz respeito ao interior, apenas algumas secções do tablier foram revistas, apresentando agora um renovado GPS (opcional), iDrive – com novos menus e teclas de acesso rápido e directo para facilitar a sua utilização, tornando-o mais intuitivo. Já os bancos traseiros passam a contar com sistema ISOFIX de série. No cômputo geral, este 318d sofreu pequenas revisões, para perdurar a liderança a que a marca bávara nos tem habituado. A dinâmica mantém-se exemplar, apresentando um comportamento homogéneo, sem deixar de lado a veia desportiva que, quando levada aos limites, apresenta um comportamento subvirador – muito por culpa do ‘excesso’ de borracha na traseira, que, ao empurrar a frente, faz com que esta alargue por vezes a sua trajectória. A única crítica continua a ser a montagem de pneus runflat, tornando o conjunto algo desconfortável em certos pisos mais degradados ou irregulares – aspecto que não se verifica no possante M3. O sistema start & stop ajuda a reduzir os consumos em cidade, ficando-se pelos 5,7 litros/100 km. Em contrapartida, caso se explore as capacidades dos 143 CV, aí sim, os consumos alteram-se, mas mesmo assim raramente superam a barreira dos nove litros. Para quem vê no renovado 318d uma opção a ter em conta, terá de desembolsar pelo menos 37 338 euros, ao que se juntam os inevitáveis e onerosos opcionais. Contudo, não se poderá considerar um preço desajustado, uma vez que raros são os rivais que, mesmo com um PVP mais em conta, oferecem as mesmas sensações ao volante, com uma filtragem e insonorização tão bem conseguidas.Dados do construtor:1995 cm3, turbodiesel 4 cilindros em linha 105 kW (143 CV) às 4000 rpm 300 N.m às 2000 rpm Vel. Máx.: 210 km/h 0-100 km/h: 9,3 seg. Consumo médio: 4,7 l/100 km Comp. x larg. x alt. 4531 x 1817 x 1421 mm Peso: 1505 kg CO2: 123 g/km Desde: 37 338 euros
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